terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

JUSTIÇA LIBEROU A EXPORTAÇÃO DE GADO VIVO

Navio NADA partiu do porto de Santos nesta segunda-feira

 

 

Após protestos realizados pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a justiça suspendeu a exportação do gado, e mandando retirar os animais que já estavam embarcados no navio.

Contudo, a Advocacia Geral da União - AGU, recorreu da liminar e retratou da problemática que seria o desembarque dos animais já alojados no navio.

Justiça acolheu tal pedido e autorizou a exportação de gado vivo em todo território brasileiro.

E de acordo com o Ministro Blairo Maggi, Brasil já tem cem mil animais em quarentena para exportação.

E de acordo com o Ministro, nos próximos dias deverá ser embarcado outro lote de gado vivo com destino a Países Islâmicos.

Mesmo a atividade sendo regulamentada pelo governo há vários anos, nas últimas semanas foi bastante discutido esse tipo de exportação, quando a justiça de São Paulo, deu uma liminar favorável ao pedido do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

Essa atividade é disputada por outros países, uma vez que os países Islâmicos, que fazem o Abate Halal, procedimento este que tem regras específica.

Além de compra por países que não tem estrutura para receber carne congelada, países que interiorizam o animal vão abatendo aos poucos, mercados importantes para exportação.

O mercado de exportação de animais vivos vem crescendo e a questão do bem estar animal ainda vai gerar muita polêmica e muita briga na justiça.

Espera-se que a questão seja esclarecida e os animais sejam respeitados, pois muita desconfiança é gerada pelos excessos de ambos os lados.

Gostou do artigo, então curte e compartilha o blog Vivo Agronomia e fique por dentro do que acontece no mundo da agronomia.

Quer saber mais sobre o Abate Halal, então clique aqui e saiba dos procedimentos adotados pelos Islâmicos.



Fonte: Revista Globo Rural

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário