terça-feira, 16 de maio de 2017

Etanol Brasileiro contra Etanol Americano

Você sabia que só nos três primeiros meses desse ano o Brasil importou 720 milhões de litros do biocombustível



     Essa importação aconteceu no período da entressafra da cana-de-açúcar, período de dezembro a março, devido ao bom preço do açúcar, as usinas utilizaram mais cana na produção do açúcar.

     Mesmo o Brasil sendo um grande produtor de cana-de-açúcar para Etanol, a importação ainda é necessária, mas para tentar reduzir essa importação e ajudar o etanol brasileiro, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) criou medidas que ajudam a proteger o etanol de cana-de-açúcar da importação de biocombustíveis derivados de milho, tal medida foi publicada no Diário Oficial e a mesma impõem aos compradores estoques mínimos do combustível nacional – semelhante aos estoques que os produtores já são obrigados a manter -  e criam limitações para a importações, sem barrá-las.

     De acordo com o Ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, as usinas nacionais já são obrigadas a manter um estoque mínimo de etanol, equivalentes a 8% de suas vendas totais no ano anterior. Essa medida foi criada para garantir o abastecimento de etanol na entressafra. O ministro confirmou ainda o pedido de alguns grupos do setor sucroenergético, em retomar tarifas de 20% sobre a importação dos biocombustíveis, mas não aceita pelo mesmo, pois tal medida pode incentivar retaliações por parte dos americano.

      Gostou do artigo, curte e compartilha o Blog Vivo Agronomia e fique por dentro do que acontece no mundo da Agronomia.

 



Fonte: Revista Globo Rural

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário