segunda-feira, 9 de março de 2015

A crise econômica chega no campo e preocupa agricultores e pecuaristas

Insumos são a mola mestra da agricultura e pecuária e a situação econômica do País preocupa o setor agropecuário






     Com  adubos e agrotóxicos mais caros, devido a recente subida do dólar, o custo para plantar milho e trigo, faz com que agricultores já pensem em estocar insumos com medo de novos reajustes.

     A alegria sentida na reta final na colheita da soja, não é a mesma para quem começa os preparativos para o plantio do milho safrinha e do trigo, pois o dólar influencia diretamente no preço dos fertilizantes.

     Em 2014, na mesma época, o dólar era negociado a R$ 2,30 e hoje já está em R$ 3,11. E com isso, os principais componentes dos adubos,  o hidrogênio, cloreto de potássio, fosfato, ambos tendo sua maior parte oriundos de exportação, pois a oferta interna pode chegar a 30% e com a crescente desvalorização do real a tendência é ficar cada vez mais caro os fertilizantes, assim como os defensivos agrícolas utilizados na agricultura e pecuária.

     Uma das alternativas que os agricultores estão tomando é a compra de insumos para uso durante todo o ano, querendo assim garantir uma produção mas razoável possível.

     Gostou do artigo, compartilha e fique ligado no blog Vivo Agronomia e companhe as notícias do mundo da Agronomia.




 Fonte: Globo Rural





Nenhum comentário:

Postar um comentário