terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Teste para brucelose, projeto que define critérios está disponível no site do MAPA para consulta


O Teste de Polarização Fluorescente é imprescindível para execução do Programa de controle e erradicação da Brucelose





Instrução Normativa que define os requisitos e os critérios para realização do teste de brucelose, teste este denominado de Teste de Polarização Fluorescente (PFA), está disponível no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

O MAPA criou o  Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT e o PFA faz parte deste programa e possibilita calcular a quantidade de anticorpos presente no soro ou no leite testado.

O PFA é indicado pela Organização Mundial de Saúde Animal tanto para o trânsito internacional de animais quanto para o diagnóstico de rotina pelos países. Mesmo sendo aprovado pela Instrução Normativa, o teste necessita de consulta pública para regulamentação, tendo em vista que uma das bases do programa é  o teste e o sacrifício dos animais afetados, com intuito de evitar a destinação inadequada de animais soro positivos.

Para realização do PFA faz-se necessário laboratório credenciado e médico veterinário habilitado, conforme IN SDA N. 30/2006. O projeto ficará disponível para consulta por um prazo de 30 dias, com intuito de receber sugestões de órgãos, entidades ou pessoas interessadas.

Acompanhe o Blog Vivo Agronomia e fique por dentro do que acontece no Brasil e no Mundo da Agronomia.


Fonte: RuralBr



Nenhum comentário:

Postar um comentário